google-site-verification=5VV1NSSS_kmftamZ6HIb7Co_9vuexA6WeV9nhlh28s4
top of page
Foto do escritorEng. Douglas Roque

Assessoria de engenharia: Uma opção para reformas de clínicas, hospitalares e consultórios médicos.

Então, chegou a hora de reformar o consultório, modernizar a decoração do seu local de trabalho, ou implantar uma nova unidade, o que fazer?


Você acredita que encomendar um projeto completo de uma equipe de de engenharia pode extrapolar o orçamento que você definiu para ser investido na sua obra?


Eu tenho uma boa notícia para você: muitas vezes há como contar com o expertise de um bom profissional para encontrar essas soluções com um preço mais acessível, apostando na consultoria e assessoria técnica de engenharia.


Necessidade de obras x projetos caros



Precisar de reformas é destino certo de toda edificação, mais cedo ou mais tarde. Isso ocorre também na implantação de uma clínica nova em um prédio antigo, por exemplo. Na área da saúde a frequência é ainda maior, pelas constantes mudanças na tecnologia e nas legislações regulamentadoras.



Ao decidir que o momento de uma nova obra ou reforma chegou, corretamente você procura um bom engenheiro para planejar as soluções a serem adotadas para sua clínica. O processo natural é que seu projetista, após entender suas necessidades e conhecer a forma de funcionamento do seu negócio, apresente uma proposta para elaboração de um projeto completo.


O projeto é o principal “produto” dos engenheiros e, na maioria das vezes, é absolutamente necessário e indispensável. Construções novas ou reformas estruturais, por exemplo, não podem ser executadas sem um projeto completo, que englobe desde a análise atual da edificação, mas que também contemple as modificações necessárias, tanto em estrutura, layout e instalações em geral.



O problema é que, dependendo da complexidade e do porte da sua reforma, o projeto poderá ficar desproporcionalmente caro.


Especialmente se for uma reforma pequena e simples de ser executada. Então, o que fazer?



É nessa hora que vem aquela tentação de contratar um pedreiro que fez o puxadinho da esquina, ou um quebra-galho do tipo faz e instala de tudo. Afinal, é uma "obrinha" ou "reforminha" tão simples, não é mesmo? Até você mesmo resolve fazer uns rascunhos e administrar sua obra sozinho.


Isso também acontece com seus pacientes. Imagine só a situação, um paciente que, para evitar a consulta e os exames, resolve “consultar” o balconista da farmácia da esquina, afinal é só uma febre, uma dor e aquele balconista é super experiente. Ou pior, escolher o melhor remédio disponível na “farmacinha” de casa mesmo.


Embora algumas soluções de engenharia pareçam simples e intuitivas, para se chegar a elas é preciso um bom conhecimento técnico e muita experiência.



É justamente essa expertise que possibilita ao profissional encontrar soluções que unam:


simplicidade, para executar a reforma de maneira rápida e limpa;


efetividade, para solucionar de fato suas necessidades;


atendimento de normas aplicáveis a seu caso específico, e


exequibilidade, para poder realizar a obra com o mínimo de interferências na rotina da clínica, além de considerar os custos para tais intervenções.



Encontrar e “alinhavar” soluções de alto impacto final e baixíssima interferência exige expertise profissional.


Para obter bons resultados, dificilmente você escapará de contratar um técnico. Diante disso, a assessoria em engenharia para consultórios médicos e clínicas pode ser a solução.


Pois a assessoria é muito mais em conta que um projeto completo por exigir menos tempo e recursos, como sistemas caros de informática. Ela também gera produtos gráficos suficientes para o pleno entendimento das soluções propostas, mas com características de ilustração do Memorial Descritivo ou Relatórios, que são os produtos finais da Assessoria.



Eles são uma espécie de biblioteca, ou guia, que orientam o cliente para a execução das intervenções propostas. Soma-se o acompanhamento do processo de execução, sanando eventuais dúvidas que possam surgir ao longo da obra.


As planilhas de controle e a assessoria juntos atendem perfeitamente às necessidades de uma reforma mais simples e superficial, até um caso mais complexo.


O resultado final da obra é o mesmo que de um projeto completo, entretanto com um investimento mais atrativo.



O engenheiro ganha, pela oportunidade de prestar seus serviços com honorários correspondentes ao trabalho realizado, e o contratante ganha, pois usufrui da expertise do profissional e obtém os resultados desejados em sua clínica, sem pagar tão caro.


Ou seja, uma perfeita relação ganha-ganha!





94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page