google-site-verification=5VV1NSSS_kmftamZ6HIb7Co_9vuexA6WeV9nhlh28s4 OS 3 PILARES ESTRATÉGICOS DA EXECUÇÃO DE UMA OBRA
top of page
Foto do escritorEng. Douglas Roque

OS 3 PILARES ESTRATÉGICOS DA EXECUÇÃO DE UMA OBRA


Na execução de obras, a busca das melhores práticas para garantir a máxima qualidade e eficiência no trabalho realizado devem ser constantes. Para isso, separamos aqui três pilares estratégicos na execução de nossas construções, e o equilíbrio entre eles garante um resultado de excelência. Veja neste artigo como os pilares cobrem os aspectos essenciais na atividade da construção civil.



1) PLANEJAMENTO: A tecnologia como uma aliada


Como você realiza o planejamento de suas construções atualmente? Deixa tudo com o construtor ou o mestre de obras, e simplesmente segue o fluxo? Saiba que muitos transtornos podem se originar dessa negligência com o planejamento de sua obra.

Mas calma aí, pois se o seu foco, assim como o da maioria dos profissionais do nosso ramo, é o comprometimento em entregar todos os seus projetos e obras dentro do prazo estabelecido, essa dica de software com certeza pode ser a sua maior aliada.


O MS Project é uma das melhores ferramentas para implementação dos conceitos de gestão do Lean Construction nos seus empreendimentos. O maior benefício da utilização do sistema vem da possibilidade de planejamento e análise instantânea dos cronogramas de avanço físico nos modelos de longo, médio e curto prazos.

Dessa forma, todas as atividades (mão de obra e materiais) são programados antecipadamente para ocorrerem dentro da duração necessária exigida pelo cronograma, o que garante a previsibilidade e a saúde do fluxo financeiro de sua obra.


Aliado ao planejamento inicial, é recomendado uma reunião de acompanhamento semanal de todas as ações, para medir a eficiência e o cumprimento das metas estipuladas.


Através desse controle, é possível aumentar a produtividade, dimensionar adequadamente as equipes, além reduzir desperdícios de materiais e aproveitar novas tecnologias. Tudo isso permite melhorar ritmos e prazos das atividades, garantindo a entrega no prazo previsto, além do valor percebido por seu cliente em ter uma obra organizada e com harmonia entre as diferentes equipes.




2) CUSTOS: Quanto menos melhor, certo?


Você tem dificuldade para elaborar orçamentos 100% fiéis ao produto ou serviço que você constrói? Saiba que isso é uma dificuldade presente para inúmeras empresas na construção civil, e o que poucos sabem é que a falta de critérios bem definidos para a precificação ideal dos serviços, pode ser um fator preponderante para o fechamento daquele contrato tão almejado.


Além da incerteza ou falta de previsibilidade do resultado de uma obra, a imprecisão do orçamento pode trazer inúmeros problemas e até inviabilizar a conclusão de um projeto durante a sua construção. Quantas obras paralisadas você já viu por aí? Saiba que um dos principais motivos disso está ligado a problemas de gestão financeira e planejamento.


Para resolver esse problema de uma vez por todas, antes do início da obra, é indispensável ser elaborada uma estimativa geral e detalhada, com todos os itens que englobam o projeto, literalmente colocando tudo na ponta do lápis, pois isso é o passo inicial para qualquer orçamento mais detalhado posteriormente.


Com esse levantamento inicial, é possível prever antecipadamente todos os custos envolvidos, utilizar o melhor sistema construtivo e especificar adequadamente os materiais ideais a serem utilizados no empreendimento, podendo escolher entre diferentes sistemas e tecnologias construtivas, otimizando assim o custo benefício do projeto.


Como comentado anteriormente, o planejamento é a base de todo o exito na elaboração de seu projeto e isso inclui também um orçamento bem detalhado e sem surpresas, por isso, não meça esforços para orçar diferentes tipos de materiais e soluções para seu projeto, entenda que o tempo empregado nesta etapa tão importante é na verdade um investimento... Entenda também a diferença entre PREÇO e VALOR. Nem sempre o material ou profissional mais "baratinho" será um bom negócio, lembre-se daquele ditado: O barato se torna caro. Isso se aplica também na construção de seu projeto, por isso sempre conte com um profissional para lhe auxiliar.



3) QUALIDADE: O seu maior cartão de visitas


Do que adianta a sua obra ser a mais organizada, dentro do cronograma, com folga no orçamento mas se o resultado final não for alinhado com a expectativa do cliente? É ele quem manda e garante a longevidade da sua empresa. Um cliente satisfeito é o maior promotor do seu negócio, entenda isso e nunca mais terá um cliente insatisfeito.

Sabemos que uma obra minimamente organizada, e dentro do cronograma dificilmente não terá o mínimo de qualidade final, mas se você joga no time dos que não se confortam com o mínimo em nada, precisa aplicar esse conceito em sua gestão de obras.


Estamos falando da padronização dos procedimentos. Sua equipe construtiva sabe o que é "qualidade" para você? Existe alguma tolerância? Entenda qualidade como algo subjetivo para cada colaborador de seu projeto, então cabe a você profissional determinar os padrões esperados, mas principalmente conferir individualmente cada etapa e serviço entregue.


A inspeção pode ser feita visualmente, ou com emprego de trenas, nível e prumo, dependendo do que se analisa. Mas diríamos aqui que o principal seria um processo bem definido para isso ser implementado como algo que faça parte do serviço: Fichas de verificação, você já conhece? Veja um exemplo para pintura:

A implementação de processos não é tarefa simples de ser realizada, requer tempo, paciência e muita dedicação... Principalmente por se tratar de algo novo e diferente ao que o mercado "ultrapassado" da construção civil tinha como verdade absoluta, mas acredite, após a curva de aprendizagem os benefícios são para sempre.


Ter processos bem definidos quanto ao padrão de qualidade de suas obras é o que te levará para o próximo nível, com a ficha de verificação dos serviços você garante que nada passará despercebido aos seus olhos, pois tudo funciona como um check list, lembrando o que deve ser observado em cada etapa analisada, deixando em aberto atividades com irregularidades e servindo como plano de ação para as atividades de correção das imperfeições observadas.


Entenda que isso pode ser o fator que diferencia sua forma de gerir obras e consequentemente te entrega melhores resultados, pois a qualidade está diretamente ligada com a satisfação dos seus clientes.


Por isso a iConstru Engenharia investe na melhoria contínua dos processos visando a excelência na gestão e execução, o que reflete nos canteiros de obras, onde há um grande trabalho de treinamento de todas as equipes. Aliado a isso, todas as obras são avaliadas mensalmente com critérios pré-definidos de segurança, organização e limpeza. Esses programas são utilizados por pessoas externas, não envolvidas com o projeto, para que seja possível ter isenção e uma melhor visualização de como cada obra está sendo gerenciada.





1.442 visualizações0 comentário
bottom of page